30 agosto, 2006

 

Porque a ignorância não desculpa ninguém


Lei das armas

bancos de prova

http://dre.pt/pdf1sdip/2006/08/16400/61916192.PDF

desporto e coleccionismo

http://dre.pt/pdf1sdip/2006/08/16400/61926200.PDF

armas e munições

http://dre.pt/pdf1sdip/2006/02/039A00/14621489.PDF

29 agosto, 2006

 

Breve história de uma tarde ventosa


Tijoleira voadora

Estava um belo dia mas, em Matosinhos, isso pode não querer dizer muito.
O vento era medonho e na casa do lado uma telha de fibra de vidro não parava de querer soltar-se.
O barulho era enorme e não resisti à curiosidade que o medo impõe. Que aconteceria se começasse a voar ? Qual o destino ? E a viagem como correria ?
O tempo foi passando e a borrasca melhorou, depois foi piorando, melhorando, piorando, melhorando, piorando, piorando...
E de repente um ruído estranho, em movimento, feito de momentos e intervalos, de sons bizarros e ameaçadores, de silêncios...
Depois, o perigo que se imagina mais distante, o quebrar da tensão, o levantar num repente e ir espreitar, tentar perceber...
Enfim, jazendo espalhados pelo chão pedaços de tijoleira acabavam de fazer o seu percurso devastador e mortal pela calçada, paredes, escadas, porta e corrimão...
E, milagre maior, nem carro nem cão se puderam queixar!

Coitado é do vizinho que pensará melhor na próxima vez que tiver vontade de remendar em vez de consertar.




sorte de cão

27 agosto, 2006

 

De comboio até Amarante


Antes que acabe...

Livração, Santo Isidoro, Valbom, Vila Caiz, Passinhos, Fregim-A, Fregim, Amarante.




De S.Bento a Amarante

http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_do_T%C3%A2mega

26 agosto, 2006

 

Retroactividade legislativa


Afinal havia outra(s)

A lei nº 41/2006 que estabelece os termos e as condições de instalação em território nacional de bancos de provas de armas de fogo e suas munições, desde que de uso civil e a lei nº 42/2006 que estabelece o regime especial de aquisição, detenção, uso e porte de armas de fogo e suas munições e acessórios destinadas a práticas desportivas e de coleccionismo histórico-cultural, foram publicadas, finalmente, a 25 de Agosto.

Mas já entraram em vigor a 23 do mesmo mês...

Assim sendo, haverá cada vez menos razão para falar de falta de enquadramento legal.
E não se exija mais. Afinal, até conseguimos produzir com efeitos para o passado!

23 agosto, 2006

 

Uma voz de anjo


Proof that God exists



O título diz tudo.

 

Acabou a espera


Lei n.º 5/2006

Entrou hoje em vigor o remanescente daquela lei, ou seja a maioria do seu corpo normativo, legislativo e regulador.
Sendo que a mesma representa um enorme passo em frente carece esta, ainda assim, de complementos na área do desporto, lazer, formação e outros, áreas com alguma legislação já aprovada e a aguardar publicação.
Mais necessita que todos os intervenientes no processo e nomeadamente os detentores
de armas, armeiros, colecionadores e todas as entidades com interesse(s) no tema sobre ela se debrucem com o intuito de a melhorar, obter esclarecimentos e provocar a produção de outras soluções.
Compete aos particulares, associações e clubes pugnar por impor às entidades tutelares na matéria as alterações julgadas convenientes de forma a corresponsabilizar todos na procura de um quadro jurídico avançado ( civilizado ) e que não impeça o desenvolvimento harmonioso de todas as actividades com as armas relacionado.

15 agosto, 2006

 

Para que a ignorância não aumente o sofrimento


POLIMIALGIA REUMÁTICA

A polimialgia reumática é uma doença que causa dor intensa e rigidez nos músculos do pescoço, dos ombros e das ancas.
A polimialgia reumática manifesta-se em pessoas com mais de 50 anos e é duas vezes mais frequente nas mulheres do que nos homens. A sua causa é desconhecida. Embora provoque dor, a polimialgia reumática não causa debilidade nem lesão muscular. Por vezes, manifesta-se de maneira simultânea com a arterite da temporal (arterite de células gigantes).

Sintomas e diagnóstico

A polimialgia reumática causa dor intensa e rigidez no pescoço, ombros e ancas. A rigidez piora de manhã e depois de períodos de inactividade. Os sintomas musculares podem ser acompanhados de febre, mal-estar geral, perda de peso e depressão. Todos estes sintomas podem aparecer de forma gradual ou súbita.
O médico baseia o seu diagnóstico no exame físico e nos resultados dos exames de laboratório. Não é necessário, em geral, fazer uma biopsia do tecido muscular, mas se ela for feita, não mostra qualquer evidência de lesão muscular; a electromiografia também não mostra anomalias. As análises de sangue podem detectar uma anemia. Geralmente, o único resultado anormal é a velocidade de sedimentação, que costuma ser muito elevada. Os valores de creatinoquinase (altos na polimiosite) são normais na polimialgia reumática.

Tratamento

A polimialgia reumática, em geral, melhora consideravelmente com uma dose baixa de prednisona (um corticosteróide), mas em caso de arterite da temporal são precisas doses mais elevadas. Quando os sintomas diminuem, a medicação reduz-se gradualmente à dose mínima eficaz. A prednisona pode deixar de ser administrada na maioria dos casos ao fim de 1 a 4 anos, embora em algumas ocasiões seja necessária a administração de uma dose baixa durante mais tempo. A aspirina ou outros medicamentos anti-inflamatórios não esteróides produzem um alívio menor.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?