27 agosto, 2006

 

De comboio até Amarante


Antes que acabe...

Livração, Santo Isidoro, Valbom, Vila Caiz, Passinhos, Fregim-A, Fregim, Amarante.




De S.Bento a Amarante

http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_do_T%C3%A2mega

Comments:
Linha do Tâmega à espera do fim

António orlando

Maria Odete Sousa, de 49 anos, desloca-se todos os dias entre Vila Caiz, Amarante, e a cidade da Régua, onde trabalha. Faz parte do percurso na Linha do Tâmega e outra parte na Linha do Douro. "A viagem demora cerca de uma hora, se apanhar logo ligação directa, o que nem sempre acontece", contou ao JN.

Um percurso que, pela via rodoviária, demoraria mais ou menos o mesmo tempo, "mas seria muito mais cansativo e dispendioso", acrescenta, ainda, lembrando que paga "uma assinatura mensal de 125 euros".

Maria Odete diz que "já quase toda a gente espera que a linha feche". Ela própria está "convencida de que tal acontecerá mais dia menos dia, sobretudo agora, depois do acidente do Tua". Esclarece que "a Linha do Tâmega não é tão perigosa, mas toda a gente sabe que é cada vez menos utilizada. Dá prejuízo à CP e o mais lógico é que acabe por fechar", lamenta.

Recorde-se que o chamado Plano Líder 2010 da CP previa um possível encerramento desta linha, tendo em conta a fraca procura, que implicava uma cobertura de apenas cerca de 11,1% dos custos com a manutenção e o funcionamento da mesma.

Em 28 de Março de 1909, chegava a Amarante o primeiro comboio, depois de concluídos os 13 quilómetros de ligação à Livração (Linha do Douro). Em 1926, chegava a Celorico de Basto e em 1932 a Mondim de Basto. Só 40 anos depois chegaria a Arco de Baúlhe. A prevista ligação a Fafe nunca se concretizou. Em 1990 (1 de Janeiro ) encerrou a circulação a partir de Amarante. EO

JN, 18-2-2007
 
Thanks in favor of sharing such a fastidious opinion, post is pleasant, thats why i have read it fully
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?