15 agosto, 2006

 

Para que a ignorância não aumente o sofrimento


POLIMIALGIA REUMÁTICA

A polimialgia reumática é uma doença que causa dor intensa e rigidez nos músculos do pescoço, dos ombros e das ancas.
A polimialgia reumática manifesta-se em pessoas com mais de 50 anos e é duas vezes mais frequente nas mulheres do que nos homens. A sua causa é desconhecida. Embora provoque dor, a polimialgia reumática não causa debilidade nem lesão muscular. Por vezes, manifesta-se de maneira simultânea com a arterite da temporal (arterite de células gigantes).

Sintomas e diagnóstico

A polimialgia reumática causa dor intensa e rigidez no pescoço, ombros e ancas. A rigidez piora de manhã e depois de períodos de inactividade. Os sintomas musculares podem ser acompanhados de febre, mal-estar geral, perda de peso e depressão. Todos estes sintomas podem aparecer de forma gradual ou súbita.
O médico baseia o seu diagnóstico no exame físico e nos resultados dos exames de laboratório. Não é necessário, em geral, fazer uma biopsia do tecido muscular, mas se ela for feita, não mostra qualquer evidência de lesão muscular; a electromiografia também não mostra anomalias. As análises de sangue podem detectar uma anemia. Geralmente, o único resultado anormal é a velocidade de sedimentação, que costuma ser muito elevada. Os valores de creatinoquinase (altos na polimiosite) são normais na polimialgia reumática.

Tratamento

A polimialgia reumática, em geral, melhora consideravelmente com uma dose baixa de prednisona (um corticosteróide), mas em caso de arterite da temporal são precisas doses mais elevadas. Quando os sintomas diminuem, a medicação reduz-se gradualmente à dose mínima eficaz. A prednisona pode deixar de ser administrada na maioria dos casos ao fim de 1 a 4 anos, embora em algumas ocasiões seja necessária a administração de uma dose baixa durante mais tempo. A aspirina ou outros medicamentos anti-inflamatórios não esteróides produzem um alívio menor.

Comments:
Uma hipótese de solução:

Lepicortinolo, 20 mg.
Prednisolona.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?