16 abril, 2007

 

16 de Abril


Dia mundial da voz


http://www.youtube.com/watch?v=NW8tFW-8zK8

http://pt.wikipedia.org/wiki/Voz

http://www.medicosdeportugal.iol.pt/action/2/cnt_id/1022/

Comments:
A importância da "credibilidade vocal"

João girão

Com facilidade, Manuel Pais Clemente garante que poderia detectar se o primeiro-ministro falou verdade na entrevista que deu aos jornalistas Maria Flor Pedroso e Alberto Carvalho (na RTP/RDP) sobre o controverso processo da sua licenciatura em Engenharia Civil.

O especialista mundialmente reconhecido é dos poucos, senão o único português, treinados para reconhecer a "verdade" na voz. "É um treino difícil que se adquire a ouvir durante muito tempo as pessoas. Exige saber ouvir, até nos habituarmos à expressão vocal da pessoa".

Por todo o mundo da propaganda política difundiu-se o novo conceito de "credibilidade vocal". A voz, reconhecida como uma poderosa arma de comunicação política, tem qualidades que podem tornar mais ou menos credível a mensagem. "A mesma mensagem transmitida com uma potência vocal correcta ou uma colocação errada da voz pode ter efeitos opostos nos destinatários", sublinha Pais Clemente.

O médico otorrino salienta, por exemplo, o peso que teve a voz dos respectivos oradores nas maiorias eleitorais absolutas de Cavaco Silva e José Sócrates. "São dois oradores que sabem usar a voz de forma excelente". E atente-se nas elevadas percentagens de ouvintes e telespectadores que consideraram convincentes as explicações do chefe do Governo sobre o seu curso. Sócrates até "sabe modelar a voz de acordo com os assuntos que trata, o que dá autoridade à mensagem", refere o médico.

Saber dar "um cunho de autenticidade e entusiasmo vocal" não é para todos, mas Pais Clemente afirma que cada vez mais políticos, artistas, professores e jornalistas recorrem à aprendizagem da voz. Foi assim que o próprio participou na modelação da voz do presidente da República e acompanhou as campanhas eleitorais de Durão Barroso. Além de tratamentos avançados da voz, Clemente dá cursos de treinamento especializado. ITM

JN, 16-4-2007
 
Associação Mundial defende formação vocal para professores

Isabel Teixeira da Mota

Os professores, em especial os do ensino secundário, poderão vir a ser contemplados com estágios de formação vocal. Esta é a proposta que o presidente da Associação Mundial da Voz (AMV), Manuel Pais Clemente, pretende fazer ao Governo aproveitando as comemorações de hoje, Dia Mundial da Voz, disse o especialista ao JN.

As faltas de professores às aulas estão, em muitos casos, associadas a situações de fadiga vocal, rouquidão, nódulos ou simplesmente má colocação da voz. Pais Clemente desejaria inverter esta situação possibilitando que os estágios profissionais incluíssem cursos vocais que ajudem a prevenir todo o tipo de doenças da voz, servindo de treino vocal para enfrentar uma vida dedicada a "gastar a voz".

"Muitos professores não estão preparados para enfrentar alunos insubordinados, para impor regras, e elevam a voz numa tentativa de autoridade, mas isto causa grande esforço vocal sem resultados", refere o especialista, defendendo que existem formas eficazes de utilizar a voz na pedagogia escolar. "Tenho insistido com os vários governos, mas agora decidimos fazer da formação vocal do professor a nossa prioridade", sublinha.

A AMV trabalha a nível mundial, designadamente nos Estados Unidos, onde dá diversos cursos. Na Broadway já é vulgar a figura do "vocal coach" - treinador vocal ou terapeuta da fala, normalmente um especialista em colocação da voz e em comunicação para grandes públicos. Em Portugal a experiência é ainda muito rara, embora cada vez mais artistas adiram.

É o caso do actor Ruy de Carvalho, que foi este ano galardoado com o Prémio Voz 2007 atribuído pelo departamento de Otorrinolaringologia, Voz e Perturbações da Comunicação do Hospital de Santa Maria.

Com 80 anos, Ruy de Carvalho orgulha-se de ter uma das vozes mais admiradas pelos portugueses. "Não fumo, não bebo aguardentes e tenho o cuidado de não gritar de qualquer maneira", refere, aproveitando para dar uma receita para a garganta inflamada "Água morna com sal".

A consulta periódica de otorrino é outro dos conselhos, que é também salientado por Pais Clemente. "É indispensável sempre que se verifique uma alteração da qualidade da voz, sobretudo nos fumadores".

É no grupo dos tabagistas que reside outra das prioridades de Pais Clemente, que é o presidente do Conselho de Prevenção do Tabagismo. "Não fumar" seria o ideal para as cordas vocais; "beber muita água, evitar gritar, fazer repouso físico, fazer as refeições em horários pouco espaçados" são alguns dos conselhos do especialista.

JN, 16-4-2007
 
Ouvida a mais antiga gravação da voz humana

A mais antiga gravação conhecida da voz humana, com a duração de dez segundos, em que uma mulher canta "etereamente" a canção popular francesa Au Clair de la Lune, foi ouvida pela primeira vez em quase 150 anos, e apresentada numa conferência da Association for Recorded Sound Collections, que se realizou na passada sexta-feira, na Universidade de Stanford, na Califórnia.

Pensava-se até agora que uma gravação de Thomas Edison a cantar uma famosa canção infantil, Mary Had a Litle Lamb, em 1877, era a mais antiga de todas. Edison fez esta gravação para testar uma das suas muitas invenções - o fonógrafo.

Esta gravação de Au Clair de la Lune foi feita a 9 de Abril de 1860 por um inventor francês, o parisiense Édouard-Léon Scott de Martinville, com um aparelho por ele concebido, o "fonautógrafo", que "desenhava" representações das ondas sonoras em papel coberto de fuligem proveniente de uma lamparina a óleo.

Recuperação digital

A gravação foi recuperada digitalmente pelo historiador e investigador americano David Giovannoni, que a encontrou em Paris, e a trabalhou com um grupo de historiadores, arquivistas e de engenheiros de som do Lawrence Berkeley National Laboratory, da Califórnia, que visam tornar acessíveis a toda a gente as mais antigas gravações feitas.

Giovannoni disse à agência AP que, a primeira vez que ouviu a gravação, sentiu uma impressão "mágica, etérea. A verdade é que foi registada em fumo. A voz está a vir de detrás de uma cortina de fumo sonoro".

A gravação não foi feita com a intenção de ser reproduzida, mas sim como uma experiência, por Scott de Martinville, mas as tecnologias modernas permitiram que passasse a ficar acessível ao ouvido humano.

Ainda segundo este investigador, a invenção de Thomas Edison não fica "de modo algum" relegada "para segundo plano" por esta descoberta, já que o americano foi, "verdadeiramente, a primeira pessoa a gravar a voz humana e a reproduzi-la".

DN, 1-4-2008
 
Festa da Voz alerta para cuidados obrigatórios

TIAGO PEREIRA

Hoje, a partir das 14.00, na Reitoria da Universidade de Lisboa

O Dia Mundial da Voz celebra-se apenas no próximo dia 16, mas a data será assinalada já hoje pela Universidade de Lisboa (UL) juntamente com os ministérios da Cultura, Educação e Saúde. A Festa da Voz é o evento que ocupa a Reitoria daquela instituição, com o objectivo de "sensibilizar a população em geral e os casos de risco em particular" para a importância dos cuidados com a voz.

A afirmação é do director do Departamento de Otorrinolaringologia, Voz e Perturbações da Comunicação (DOVPC) da Faculdade de Medicina (UL), Mário Andreia. "A melhor forma de chamar a atenção para a importância da voz é dando visibilidade a quem dela faz um uso pouco habitual", lembra, apontando a importância da classe artística em geral para tal realidade: "É importante ouvirmos as vozes que gostamos, aqueles que admiramos, para podermos aprender a dar importância à nossa própria voz". Hoje é entregue o prémio à actriz Eunice Muñoz, distinguida como Voz do Ano.

Os mesmos artistas, dos músicos aos actores, fazem parte das classes profissionais mais afectadas pelos problemas de voz. Tratam-se de "atletas de alta competição", descreve Mário Andreia. E se durante muitos anos figuraram entre os que "negligenciavam prevenção e tratamento", hoje os comportamentos são muito diferentes. "A geração dos artistas de topo procura cumprir todas as regras, sem falhar nenhum passo indispensável", esclarece o especialista.

Contudo, e na edição deste ano, as atenções da Festa da Voz viram-se não só para as actividades artísticas mas também para as escolas. Mário Andreia recorda que os professores serão, provavelmente, os que mais problemas de voz registam, devido "aos longos períodos de utilização, à má acústica das salas de aula e ao número exagerado de alunos que algumas turmas registam".

Nesse sentido, a organização da Festa da Voz desenvolveu uma proposta de abrangência nacional, recebida por escolas de todo o país "de forma muito positiva". Assim, instituições de ensino de Norte a Sul vão organizar a sua própria Festa, recorrendo à relação professor/aluno para despertar consciências.

Apesar de apontar a importância de questões particulares, Mário Andreia esclarece que "a voz deve ser uma preocupação geral, do operador de telemarketing ao advogado". E também por isso deixa referência a alguns cuidados indispensáveis no dia-a-dia, sobretudo "regular hidratação e uma correcta postura, que mantenha as cordas vocais na sua posição vertical natural". O director do DOVPC lembra também que Portugal ocupa a terceira posição no ranking de cancro da laringe na União Europeia. "Nunca é demais lembrar: qualquer rouquidão que se prolongue por mais de 15 dias deve ser motivo para uma visita ao médico", alerta.

DN, 12-4-2008
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?