22 abril, 2007

 

22 de Abril


Dia nacional do património geológico


http://www.progeo.pt/patgeol.htm

http://www.progeo.pt/progeo_pt.htm

http://www.dct.uminho.pt/mest/pgg/index0_pgg.html

http://geoconservation.blogspot.com/

Comments:
PORTUGAL CRESCE NA LISTA DA UNESCO

JOÃO PAULO MENDES

Podem passar a 14 os bens nacionais Património Mundial
Portugal e Espanha entregaram no Centro do Património Mundial da Unesco a candidatura conjunta «Icnitos de Dinossáurios da Península Ibérica». Uma candidatura transnacional que "será apreciada durante o próximo ano, tendo fortes possibilidades de dar entrada na lista de bens classificados em 2010", disse ao DN Manuela Galhardo, secretária-executiva da da Comissão Nacional da Unesco.

Caso esta candidatura saia realmente vencedora, passarão a ser 14 os sítios e bens portugueses reconhecidos pela Unesco como Património Mundial. A última candidatura com sucesso data de 2004: A Paisagem Cultural da Vinha da Ilha do Pico, nos Açores.

A preparação da parte portuguesa da actual candidatura foi realizada em 2007 sob a coordenação do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, em parceria com as autoridades espanholas, após ter sido aceite na Lista Indicativa de Bens Portugueses depositada junto da Unesco em 2004. A candidatura luso-espanhola foi formalizada a 31 de Janeiro deste ano. Nela foram incluídas três jazidas do Jurássico: Pedreira do Galinha e Vale de Meios, ambas situadas no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, e Pedra da Mua, situada no Parque Natural da Arrábida.

As jazidas com pegadas de dinossáurios constituem locais de excepcional interesse geológico e paleontológico e têm valor universal do ponto de vista científico, didáctico e patrimonial, pois constituem relevantes vestígios de locomoção de dinossáurios. Além disso, contribuem para o conhecimento da evolução dos dinossáurios desde tempos mais recuados da história deste grupo, da sua locomoção e do seu comportamento.

Manuela Galhardo salienta a importância de começarem a surgir candidaturas de bens naturais em vez de culturais, "uma vez que existe um desequilíbrio grande" nesta matéria. E apela aos responsáveis pela gestão dos bens para que se organizem de forma a conseguirem candidaturas transnacionais, "com mais possibilidades de vitória".

Na Lista Indicativa de Bens Portugueses constam outras 11 putativas candidaturas, "sobre os quais ainda não há perspectivas de quando alguma se poderá concretizar", disse Manuela Galhardo. No entanto, José Aguiar, presidente do ICOMOS - Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, considera que poderão ser formalizadas, nos próximos anos, as candidaturas das Fortificações de Elvas e da Universidade de Coimbra, "ambas muito fortes".

Portugal é dos países com mais bens classificados como Património Mundial pela Unesco entre os 182 Estados que fazem parte da Convenção para a Protecção do Património Mundial.

DN, 28-4-2008
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?