29 abril, 2007

 

29 de Abril


Dia mundial da dança


http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Dan%C3%A7a

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=240367&idselect=13&idCanal=13&p=200


Petição para o reconhecimento da profissão como sendo de desgaste rápido:
http://www.ctcnb.blogspot.com/

Ao menos pelos momentos de beleza que nos proporcionam deveremos apoiar a sua luta.

Na dúvida:
http://www.dancetutor.com/
http://www.abt.org/education/dictionary/index.html

http://www.alunosdeapolo.com/docs/default.asp

Comments:
Dia Mundialda Dança dedicado aos mais novos

Oprograma do Dia mundial da Dança, que hoje se celebra, inclui diversos espectáculos, maratonas, debates e workshops, sendo várias das iniciativas agendadas dirigidas às crianças, o alvo das celebrações este ano.

"Mostra-me", no Porto, foi o nome dado a uma selecção de trabalhos das aulas de Balleteatro/ /Composição Balleteatrinho, espaço de experimentação com o corpo para crianças. Em Gaia há um espectáculo de entrada gratuita pela Kale - Companhia-Escola de Dança, no Auditório Municipal. O espectáculo integra diversas coreografias, designadamente "Magnificat", de Marcelo Ferreira.

Em Braga, onde uma Semana da Dança decorre desde o passado dia 23, terminando hoje, têm-se realizado workshops para Escolas do 1.º Ciclo e workshops de Dança para alunos e famílias.

Mas é Aveiro que concentra as celebrações oficiais o Teatro Aveirense será cenário de uma maratona, durante a qual haverá apresentações de dança e vídeo (entre as 14 e as 21 horas); às 11 falar-se-á sobre novas gerações da dança contemporânea. A ministra da Cultura estará na cidade às 18 horas.

A companhia de Paulo Ribeiro actuará em Torres Novas, onde mostrará "Noite de reis", de John Mowat, com Leonor Keil. No Centro Cultural do Redondo, por outro lado, a Companhia de Dança Contemporânea de Évora assinala o dia com a estreia do novo "Life", dirigido e coreografado por Nélia Pinheiro. A peça inspira-se na obra homónima do fotógrafo Lennart Nilsson, concretamente as primeiras fotografias de um embrião humano vivo publicadas em 1965 na célebre revista Life.

Em Évora, os alunos da Escola de Formação da CDCE apresentam "Corpus", um outro trabalho de Nélia Pinheiro.

No Pinhal Novo, hoje é também o último dia da 3.ª edição do Mini-Curso de Dança Contemporânea. Haverá ainda um atelier, danças do mundo, e o espectáculo "Cravo e Ferradura".

Em Lisboa, começou a realizar-se desde a meia-noite de ontem a festa Rav'Ormance, que leva ao Jardim de Inverno do Teatro São Luiz, artistas, criadores e intérpretes da Invisível Comunidade da Dança Portuguesa.

O Dia Mundial da Dança é assinalado hoje com um espectáculo de entrada gratuita pela Kale - Companhia-Escola de Dança, promovido pelo Pelouro da Cultura no Auditório Municipal de Gaia.

Vêm aí acordos tripartidos

Enquanto isso, a possibilidade de fazer acordos tripartidos entre artistas, autarquias e tutela, incluída no novo regime de Apoio às Artes, vai trazer "mais sustentabilidade na área da dança", defende o secretário de Estado da Cultura.

Em declarações à agência Lusa a propósito do Dia Mundial da Dança, Vieira de Carvalho realçou as potencialidades da introdução desta nova modalidade nos apoios pontuais e sustentados que entraram em vigor este ano.

"Há em todo o país, por parte das autarquias, um grande interesse e crescente envolvimento nas artes porque percebem que investir na cultura é investir no desenvolvimento local", assinalou.

JN, 29-4-2007
 
Bailarino português vence no Leste

Prémio. Telmo Moreira foi distinguido no 23.º Concurso de Ballet de Varna, na Bulgária

O bailarino português Telmo Moreira foi distinguido com o Prémio de Participante Mais Jovem da final do 23.º Concurso Internacional de Ballet de Varna, na Bulgária, competição bienal que contou com a participação de 160 candidatos.

Ainda antes da distinção na sua categoria (Grupo B - Júniores), o bailarino foi convidado para o espectáculo de gala do concurso, que decorreu ontem.

Ao DN, Telmo Moreira, de 17 anos mostrou-se "surpreendido" por não esperar "a vitória". Apesar de no ano passado ter conquistado o prémio de Melhor Bailarino europeu, no escalão sénior do concurso Youth American Grand Prix, realizado em Nova Iorque, e também foi um dos seis premiados na final do concurso de dança suíço Prix de Lausanne, uma das competições mais importantes do mundo, dentro da especialidade. Em Varna, Telmo Moreira defende que estavam presentes "os melhores bailarinos do mundo". Daí ter-se tratado, nas suas palavras, da "maior vitória da carreira".

Telmo Moreira estuda em São Petersburgo, depois de ter recebido uma bolsa de estudo para frequentar o ano lectivo na Academia de Ballet Vaganova, onde se formaram alguns dos maiores bailarinos do mundo, tais como Rudolf Nureyev e Mikhail Baryshnikov. "O meu sonho é dançar para o American Ballet Theatre", acrescentou também ao DN, logo após ter tomado conhecimento do prémio. Contudo, "o importante não é continuar a ganhar prémios", diz.

O Concurso Internacional de Ballet de Varna é promovido pelo Ministério da Cultura da Bulgária com o apoio da Câmara Municipal daquela cidade e com o Alto Patrocínio da mulher do Presidente da República da Bulgária, Zorca Paranova.

A Lusa acrescenta que, além de Telmo Moreira, participou no concurso a jovem portuguesa Mariana Rodrigues. Os candidatos competiram nas categorias de juniores com idades entre os 15 e os 19 anos.

DN, 30-7-2008
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?