26 abril, 2007

 

Proposta tentadora


Mais um exemplo de ganância

http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=239975&idselect=10&idCanal=10&p=200

Comments:
Lesados pela Afinsa desesperam pelo dinheiro

JOANA DE BELÉM

Associação espanhola quer convénio em vez da liquidação da empresa

Lesados pela Afinsa desesperam pelo dinheiro

ACLA acredita poder devolver investimento ao final de dez anos
Os investidores portugueses lesados na fraude dos selos envolvendo a Afinsa e o Fórum Filatélico ainda não sabem se hão-de decidir pela liquidação ou por um convénio que lhes permita, no prazo de dez anos, receber a quase totalidade do dinheiro que investiram na empresa onde há dois anos rebentou o escândalo da fraude filatélica.

Ontem, no Porto, a espanhola ACLA - Associação contra a liquidação da Afinsa, realizou uma sessão de esclarecimento onde defendeu o convénio em vez da liquidação da empresa, o que permitiria receber a maior parte do investimento feito, mas apenas ao final de dez anos. Segundo este plano de viabilidade, em cinco anos seria possível pagar 50% do capital em dívida e, ao fim de outros cinco, o restante em falta, mas, segundo alguns presentes, "não explicaram como".

A Associação dos Clientes Afectados em Portugal (ACAP) - que já anunciou a intenção de mover, até Julho, uma acção contra o Estado português pelo vazio legal existente durante os muitos anos em que cerca de 12 mil portugueses investiram 100 milhões de euros nas duas empresas -, teve uma das posições mais críticas. "O que estão a fazer neste esclarecimento é pró-Afinsa, não querem que a empresa seja liquidada e vêm apresentar um plano de viabilidade sobre o qual dizem que não dão as explicações todas aos clientes porque senão estão a dar o ouro ao bandido", disse Carmelinda Pinto. A causídica, que representa os associados da ACAP - metade dos 12 mil credores portugueses - diz não ter saído esclarecida sobre as opções que terá posteriormente de comunicar aos seus clientes.

Um dos credores presentes disse ao DN que está ainda indeciso entre as duas opções à vista. "Se optarmos pela liquidação recebemos uma parte ínfima do que investimos mas, por outro lado, a opção do convénio permitirá, à partida, receber quase tudo, mas é um processo que vai ser longo e não há garantias...", disse, admitindo a dúvida. "O que eu quero é dinheiro", disse ainda uma outra credora que viu o seu investimento (cujo valor não quis precisar) desaparecer: "Não sei que decisão tomar, só sei que preciso do dinheiro."

"O meu caso não é dos piores, investi 10 mil euros em selos mas o que eu quero saber é como é que mos vão pagar e fiquei sem perceber isso", referiu mais uma credora, que como alguns outros, acabou por sair, pouco esclarecida, antes do final da sessão promovida pela ACLA.

DN, 29-6-2008
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?