15 maio, 2007

 

Dia mundial das aves migradoras


No segundo fim de semana de Maio


http://pt.wikipedia.org/wiki/Ave_migrat%C3%B3ria

http://www.spea.pt/

Comments:
Escutar e observar aves entre o barulho da cidade

RITA CARVALHO

Objectivo da acção em Lisboa foi dar a conhecer as aves mais comuns
O jardim da Gulbenkian, bem no centro de Lisboa, não é certamente o local mais apropriado para observar aves migradoras. Aquelas que chegam a percorrer 20 mil quilómetros para alcançar um habitat agradável. Mas o local para assinalar o Dia Mundial das Aves Migradoras não tinha esse objectivo, destinava-se apenas a dar a conhecer aves comuns. As que todos já ouviram falar mas na prática não sabem identificar.

Os binóculos e telescópios montados na relva em redor do lago do jardim pertencem à Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), promotora da actividade, e atraem curiosos. Destinam-se a olhar aves comuns como o melro, preto de bico amarelo, a andorinha, o verdilhão ou a galinha de água, que insiste em esconder-se na margem.

As crianças são as mais entusiastas, pedindo espreitadelas pelos telescópios e explicações a quem sabe. Beatriz tem 10 anos e os fins de semana no jardim vão ser diferentes a partir de agora, pois o que aprendeu permite-lhe ver as coisas de outra forma . "Gosto disto", confessa, mostrando já distinguir as espécies que nadam no lago. E cada vez são mais os interessados nas acções de observação, diz Alexandra Lopes, da organização. A prova é que os sócios da SPEA não têm parado de crescer.

DN, 14-5-2007, pág. 13
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?