04 junho, 2007

 

4 de Junho


Dia nacional da prevenção do cancro da pele - euromelanoma

Pela terceira vez, em menos de um mês:

http://www.youtube.com/watch?v=g3w16QRbWnI

Cuidado com o sol!



http://www.apcc.online.pt/

Comments:
Um em cada três cancros diagnosticados é cutâneo

DIANA MENDES

Um em cada três cancros afecta a pele, sendo este o carcinoma "mais diagnosticado em Portugal", refere Osvaldo Correia, secretário-geral da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo. Apesar de os cancros cutâneos serem um problema cada vez mais frequente, há boas notícias. Por um lado, a maioria dos casos diagnosticados têm cura; por outro, é possível reverter o panorama com recurso à prevenção. No Dia do Euromelanoma a tónica estará nos rastreios.

Em Portugal surgem 800 novos casos de melanoma todos os anos, a tipologia mais grave dos cancros da pele. Este ano prevêem-se dez mil casos novos, 90% dos quais relacionados com o excesso de exposição solar. Segundo Osvaldo Correia, estima-se que uma em cada seis pessoas venha a desenvolver um cancro de pele e uma em 60 um melanoma. As estatísticas são peremptórias e mostram que o número de casos aumentou 20 vezes em 70 anos, afectando sobretudo mulheres: entre os 20 e os 29 anos, o cancro da pele é o segundo mais frequente, logo depois da tiróide e, entre os 30 e os 39, é o mais frequente depois do cancro da mama.

Regras para dias de praia

Um factor que tem aumentado a incidência da doença é a exposição ao sol em horas inadequadas. Por isso, deve ser evitado entre as 12 horas e as 16 ou até entre as 11 e a 17 horas. Os médicos ressaltam outro erro que é a exposição ao sol durante demasiadas horas seguidas. Acaba por ser mais perigosa a luz solar quando é em excesso do que a horas perigosas.

Abel Amaro, responsável do Instituto Português de Oncologia, frisa a importância do protector solar, que preferencialmente deve ter um índice de protecção superior a 20 e ser aplicado de duas em duas horas, ou após cada banho. Apesar de ser um hábito já inculcado nos portugueses e de "protegerem eficazmente contra os escaldões, as pessoas acham que é um pretexto para ficarem mais horas ao sol". Osvaldo Correia sublinhou que o protector é mal aplicado. "Colocamos metade ou um terço da dose que foi testada para cada índice de protecção, o que é insuficiente".

O uso de vestuário e acessórios adequados, a atenção às crianças e aos escaldões em dias nublados são conselhos que se juntam à hidratação, alimentação correctas e à proibição de ficar demasiado tempo imobilizado ao sol, sem tomar banho.

Hoje assinala-se o Dia do Euromelanoma. A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo e a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia uniram-se na campanha de prevenção que abrange acções de rastreio em todo o país (ver o site www.apcc.online.pt). O relógio semáforo vai estar em algumas praias para lembrar as horas perigosas e múltiplos guarda-sóis serão colocados nos areais. Não há razão para não ter cuidado extra neste Verão.

DN, 4-6-2007
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?