05 junho, 2007

 

Tianamen


Foi ontem, há 18 anos.






Comments:
Dezenas de milhares de pessoas assistem à vigília, em Hong
Kong, dos 18 anos do massacre da praça Tianamen. O número
de estudantes chineses mortos pelo exército popular da China
a 4 de Junho de 1989 é ainda desconhecido. Os jovens
manifestavam-se há vários dias no centro de Pequim contra o
regime comunista e por reformas democráticas.

RRP1, 5-6-2007
 
Memória de Tiananmen está a ser leiloada na Net

ABEL COELHO DE MORAIS

Militar arrependido quer lucros canalizados para as mães dos estudantes
A recompensa pelo envolvimento na repressão das manifestações na Praça de Tiananmen, em Junho de 1989, pode servir para uma boa acção. Esta é a convicção de um militar chinês distinguido com um dos relógios entregues aos membros do exército que, na noite de 4 para 5 de Junho, dispersaram os estudantes que exigiam maior pluralismo e reformas políticas na época de Deng Xiaoping.

Com uma base de licitação de 6659 euros, o relógio foi ontem colocado no site de leilões eBay, com o aviso de que "parte do valor final obtido reverte" para uma organização americana que apoia as mães das vítimas da repressão na praça central da capital chinesa.

Exibindo no mostrador a fachada de um dos principais edifícios da praça, o rosto de um militar do Exército Popular de Libertação (as forças armadas chinesas) e a frase "em memória das acções contra o motim de 89", o relógio tem inscrito na tampa da caixa uma outra frase, que identifica os órgãos do poder autores da distinção: "Tributo do comité de Pequim do Partido Comunista Chinês e do executivo da cidade de Pequim".

Segundo o texto que acompanha a oferta de leilão, o militar "não quer o seu nome divulgado por razões de segurança e por ter ainda família próxima a residir na China". Ainda de acordo com o mesmo texto, parte do preço final "deste pedaço autêntico da história actual da China" irá reverter a favor da Campanha Mães de Tiananmen, uma ONG baseada nos EUA, formada a partir de familiares das vítimas de 1989.

Pesando 60 gramas e com um diâmetro de 3,3 centímetros, o relógio constituiu a única distinção oficial atribuída aos militares envolvidos nos acontecimentos de Tiananmen. Alguns comentários regis- tados no site duvidavam, no entanto, do carácter genuíno da iniciativa, sugerindo poder estar-se perante uma forma de propaganda daquela ONG, interrogando-se outros sobre o montante da venda a ser canalizado para a organização.

Até final do dia, a página do relógio recebera mais de 11 mil visitas. Na China, a reacção não se fez esperar. Segundo o correspondente da Lusa em Pequim, o acesso ao eBay estava bloqueado desde ontem de manhã

DN, 6-6-2007
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?