03 julho, 2007

 

1 de Julho


Dia da unidade da brigada de trânsito da GNR


http://www.gnr.pt/portal/internet/gnr/organizacao/bt/default.asp

Comments:
Mais de cem condutores apanhados com álcool

LICÍNIO LIMA

Dos 685 condutores testados a nível nacional 105 foram autuados
No domingo, a taxa de álcool (TAS) detectada pela Brigada de Trânsito da GNR ultrapassou as médias normais: dos 685 condutores testados, 105 excediam os valores mínimos (0,49 g/l de álcool no sangue) sendo 39 detidos por atingir uma TAS igual ou superior a 1,20 g/l , valor já considerado crime.

Os números estão um pouco acima da média, mas explicam-se, também, pelo facto de ao patrulhamento normal das estradas se terem juntado algumas operações stop já previstas, conforme explicou ao DN o major Lourenço da Silva, comandante da BT. O volume de tráfego foi considerado normal. Segundo aquele responsável, terão sido poucos os portugueses que fizeram "ponte" na sexta--feira para poderem usufruir de umas miniférias.

Cinto dá multa

A falta do cinto de segurança continua a ser uma infracção corrente. No domingo, foram elaborados 36 autos de contra-ordenação a condutores e/ou passageiros que não faziam uso, ou por uso incorrecto, daquele, ou de outro, sistema de retenção. Ou seja, para muitos viajantes não é ainda automático aquele gesto de sentar e colocar logo o cinto de segurança.

Foram ainda detidos 14 condutores por condução sem habilitação legal. A GNR, ao longo daquele dia, fiscalizou 2016 condutores, tendo registado 699 autos de contra-ordenação, dos quais 342 corresponderam a infracções graves e 89 a infracções muito graves. A BT prestou ainda 157 auxílios.

No período semanal que começou segunda-feira, dia 28 de Abril, e que culminou no domingo, dia 4, a BT registou um total de 1315 acidentes rodoviários dos quais resultaram 12 mortos, 23 feridos graves e 413 feridos leves, sendo estes dados ainda provisórios.

Ao longo da semana foram detectados 300 condutores com álcool, sendo 71 detidos por apresentarem valor igual ou superior a 1,20 g/l de álcool no sangue.

Registou-se também a detenção de outros 50 indivíduos que não possuíam habilitação legal para a condução de veículos automóveis ou de duas rodas. Foram detectados 342 condutores e/ou passageiros de veículos automóveis que não faziam uso do cinto de segurança ou de sistema de retenção aprovado e obrigatório.

Foram autuados ainda 2821 pessoas por conduzirem em excesso de velocidade.

DN, 6-5-2008
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?