23 agosto, 2007

 

19 de Agosto


Dia mundial da fotografia




Para imprimir online:

http://pt.foto.com/
http://www.snapfish.pt/

Revistas:

http://www.omundodafotografiadigital.pt/
http://www.fotodigital-online.com/

Outros artistas:

http://www.yannarthusbertrand.com/

Outros:

http://olhares.aeiou.pt/

Criação de livros e álbuns:

http://www.fotoalbum.es/
http://www.mypublisher.eu.com/default.php
http://www.vmfdigital.pt/pt/default.aspx
http://www.hofmann.es/pt/index.asp
http://www.myphotofun.pt/

Comments:
FOTÓGRAFA A QUEM NÃO SE CONSEGUE DIZER NÃO

PAULA BRITO

Foto de Leibovitz, de artística passou a maldita

"Annie [Leibovitz] tirou uma bela foto, e eu achei óptimo. Era aquilo que ela queria que eu fizesse, e nós não podemos dizer não a Annie." E, continua, "penso que é realmente artística. Não foi de forma vulgar", disse Miley Cyrus, a protagonista da série de sucesso do Disney Channel Hannah Montana, fotografada para uma matéria publicada na edição de Junho da revista Vanity Fair.

Só que, ao fim de uma semana a actriz de 15 anos mudou de opinião a ponto de pedir desculpa ao seu público. "Tomei parte de uma sessão fotográfica que supostamente devia ser artística e agora, vendo as fotografias e lendo a história, sinto-me tão envergonhada. Nunca pretendi que isto acontecesse e peço desculpas aos meus fãs com os quais me preocupo muito", disse a actriz à revista People.

No meio desta polémica está a famosa Annie Leibovitz, a fotógrafa norte-americana a quem não se consegue dizer não, segundo palavras iniciais da actriz fotografada Miley Cyrus. Afinal, foi esta mulher que registou grandes momentos como o beijo de John Lennon e Yoko Ono, nus, cinco horas antes de ser assassinado, que foi capa da revista Rolling Stone.

Com a jovem estrela Hannah Montana tudo começou com uma sessão fotográfica em Fevereiro passado em que os seus pais, nomeadamente o pai, o actor e cantor Billy Ray Cyrus, estavam presentes. Isso mesmo afirmou a Vanity Fair e Annie Leibovitz: "Os pais e/ou responsáveis de Miley estiveram no set todo o dia. Uma vez que a foto foi tirada em câmara digital, puderam-na ver logo e todos consideraram ser um bonito e natural retrato de Miley."

No entanto, quem parece ter discordado desta leitura foi a Disney ao saber da existência da foto ousada através do Entertainment Tonigh, que anunciou que Cyrus, a estrela do blockbuster da Disney Channel Hannah Montana posou apenas envolta num lençol de cetim que mal lhe cobria o peito.

Patti McTeague, porta-voz da Disney, culpou Vanity Fair pela foto. "Infelizmente, tal como o artigo sugere, a situação foi criada para deliberadamente manipular uma jovem de 15 anos no sentido de vender revistas", defendeu.

Mas a a imagem da actriz Miley Cyrus saltou para a Internet, incendiando a blogosfera, com alguns dos mais activos bloguistas, como é o caso Lin Burress, que no seu blogue de conselhos sobre casamento e paternidade Telling It Like It Is, a dizer que "os pais deviam estar extremamente preocupados", uma vez que "muitas jovens raparigas olham para Miley Cyrus como uma modelo a seguir".

Perante isto a Disney mudou de opinião, apesar de os analistas de Wall Street duvidarem que uma foto deste género possa vir a prejudicar as receitas de 647 mil milhões de euros, estimadas para 2008. Um ano depois será lançado o filme da série Hannah Montana, enquanto a actriz concordou já fazer sete livros para o grupo. Perante isto, o presidente da Disney Channel Worldwide, Gary Marsh, avisou: "Para Miley Cyrus ser uma 'boa menina' é agora uma decisão de negócio dela. Os pais investiram nela boas orientações. Se ela violar essa confiança, não recuperará."

Como que seguindo a advertência, poucos dias depois de pedir desculpa aos fãs e numa tentativa de diminuir os danos da foto de Leibovitz, a actriz posou nos Disney World ao lado de Mickey e Minnie, todos muito sorridentes. Hollywood em peso tem-na apoiado.

DN, 9-5-2008
 
Fotografia portuguesa em força na PHoto España

Festival. Madrid acolhe, a partir de hoje e até ao próximo dia 27 de Julho, a 11.ª edição da PHotoEspaña, o principal festival internacional de fotografia e artes visuais ibérico, comissariado pela primeira vez por um português, Sérgio Mah

Um total de 69 exposições em Madrid e também em Cuenca

Inaugura hoje em Madrid a edição 2008 da PHotoEspaña (www.phedigital.com), o principal festival internacional de fotografia e artes visuais da Península Ibérica, e um dos mais importantes da Europa, que ficará patente até ao dia 27 de Julho na capital espanhola, e também em Cuenca, a sua "sede periférica".

A edição deste ano apresenta 69 exposições - 32 na Secção Oficial, que decorre em museus e grandes instituições e centros culturais, e 37 no Festival Off, espalhado por galerias e outros espaços artísticos -, somando obras de 230 artistas, representando 35 países. A programação oficial está estruturada em três grandes blocos pelo comissário-geral, o português Sérgio Mah: 'Lugar', 'Exposições Históricas e Grandes Mestres' e 'Projectos Convidados'.

Além de contar com um comissário, pela primeira vez na história do festival, Portugal está fortemente representado na 11.ª PHotoEspaña. Assim, o BES Photo estreia-se a participar, com uma exposição dos três artistas da edição deste ano do prémio de fotografia, Daniel Malhão, Eurico Lino do Vale e Miguel Soares (o vencedor), que abre amanhã, às 20.00, no Centro Cultural Conde Duque, em Madrid.

Pedro Barateiro e Augusto Alves da Silva são dois dos 11 fotógrafos com trabalhos na mostra 'Lugares Comprometidos. Topografia e Actualidade', no Museo de Colecciones ICO, em Madrid (abre hoje), São 100 imagens sobre o papel da topografia no campo fotográfico.

Ana Paula Paiva e Fernando Martinho participam noutra exposição colectiva, 'De Viagem', sobre fotografias de viagem, que estará no Instituto Cervantes (abre hoje), exibindo trabalhos feitos na América Latina, que documentam ainda o primeiro ano da vida de João, o filho do casal, "levado na mochila". Finalmente, o duo Gusmão e Paiva está representado no Matadero Madrid (abre dia 7).

Pela primeira vez, Portugal verá duas exposições da PHotoEspaña. A primeira, 'Utopia', está já no Museu Colecção Berardo, até 27 de Julho. A segunda,'Sin Actividad', do espanhol Ignasi Aballí , estará no Museu de Portimão (dia 15).

Destaque ainda na PHotoEspaña 2008, para as exposições de Bil Brandt (BBVA) e W. Eugene Smith (Teatro Férnan Gomez), Florian Maier Aichen (Museo Thyssen-Bornemisza), Javier Vallhonrat (Consejeria de Cultura y Turismo, Sala Canal de Isabel II), ou Thomas Demand (Fundación Telefónica). Haverá ainda encontros, debates, workshops, a maratona da Noite da Fotografia (dia 13), e no Complejo El Águila, uma mostra de novos valores.- E.B., com Lusa

DN, 4-6-2008
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?