09 agosto, 2007

 

9 de Agosto


Dia Internacional dos Povos Indígenas



http://indios.blogspot.com/2005_08_01_archive.html

Comments:
DIA MUNDIAL DOS INDÍGENAS TAMBÉM CÁ

Ferreira Fernandes

Ontem, foi Dia Mundial dos Povos Indígenas. Há uma coisa que me incomoda nos povos indígenas: o indígenas. Ontem, jornais ingleses (Daily Mirror, Daily Mail, The Sun...) punham estas palavras na boca do advogado Francisco Pagarete: "As pessoas na Praia da Luz dizem 'estes malditos McCann deveriam ir embora e deixar este lugar'." Segundo esses jornais, Pagarete teria dito, ainda: "Como português penso que é estranho que alguém abandone os seus filhos. [Os McCann] abandonaram os gémeos e foram ver o Papa. (...) Quando eu era miúdo os meus pais traziam-me preso a uma trela." Pareciam palavras de indígena, que gosta de falar em nome do Povo Indígena e fazem gala dos costumes indígenas. Porém, ouvido pelo DN (ver págs. 4 e 5), Francisco Pagarete desmentiu, dizendo que nunca falou nos McCann. Quer dizer, pior que os indígenas é certa imprensa dos povos imperiais. Esta, pensando que os indígenas são indígenas, faz-nos falar como indígenas.

DN, 10-8-2007
 
"Ninguém aceita que destruam as suas terras e casa"

SUSANA SALVADOR

Brasil. Campanha de defesa de reserva indígena

Indígenas querem que o Supremo brasileiro obrigue arrozeiros a sair

A 5 de Maio, "jagunços" entraram nas terras indígenas e fizeram explodir uma bomba artesanal. "Não mataram ninguém, mas deixaram dez pessoas feridas, incluindo uma criança de 12 anos", conta Jacir José de Sousa, do povo macuxi, que está em Portugal numa campanha de defesa das terras da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima (Brasil). Os indígenas não aceitam partilhar as terras com seis produtores de arroz que recusam deixar o seu território.

"É uma questão da violência, da destruição do meio ambiente e principalmente da nossa terra", disse Pierlangela Nascimento, do povo wapixana. "Ninguém aceita que destruam as suas terras e as suas casas", acrescentou. "Isto afectará todos os indígenas do Brasil", porque se o Supremo Tribunal Federal revogar a demarcação de terras homologada pelo Presidente Lula da Silva, em 2005, isso abre um precedente jurídico. "Todos os povos indígenas do país vão depender desta decisão para a manutenção das suas terras", acrescentou Pierlangela.

"São seis arrozeiros que recusam sair, mas só um está a complicar a vida do povo indígena", conta Jacir, lembrando que desde 1977 já morreram nestas terras 21 indígenas. O empresário que acusam de ser responsável pelo ataque de Maio ficou preso apenas nove dias, "e depois voltou a fazer o que tem feito até agora", ajudado pelos políticos locais e estaduais. "Juntos estão maltratando o povo indígena", que conta com o apoio do Governo e de instituições como a Funai (Instituto do Índio).

Na sua viagem europeia, os indígenas receberam vários apoios, desde Londres a Madrid, para a sua campanha Anna Pata, Anna Yan (Nossa Terra, Nossa Mãe), incluindo o do Papa Bento XVI. Jacir e Pierlangela estão em Portugal até segunda--feira, tendo previstos encontros em Lisboa, Coimbra e Leiria.

DN, 4-7-2008
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?