16 setembro, 2007

 

14 de Setembro


Grace Kelly, 25 anos depois




Mika - Grace Kelly lyrics

http://pt.wikipedia.org/wiki/Grace_Kelly

Comments:
A actriz que foi princesa morreu há 25 anos

EURICO DE BARROS

No dia 13 de Setembro de 1982, um Rover P6 despenhou-se por uma ribanceira abaixo no principado do Mónaco. Dentro do carro seguiam a princesa Grace e a sua filha Stephanie. Grace terá tido um enfarte enquanto guiava e morreu no dia seguinte, faz hoje 25 anos, sem ter recuperado os sentidos.Tinha 52 anos. Stephanie sofreu apenas ferimentos ligeiros.

Durante muito tempo, correu o rumor que era esta que ia ao volante e não a mãe, e que teria sido ela a responsável pelo acidente, facto abafado e negado pelo palácio dos Grimaldi.

No elogio fúnebre da princesa, James Stewart, seu grande amigo, disse: "Amo Grace Kelly. Não porque ela era uma princesa, não porque ela era uma actriz, não porque ela era minha amiga, mas porque deve ter sido a senhora mais simpática que já conheci. Grace trouxe à minha vida o que trouxe à vossa, uma luz doce e quente de cada vez que a via, e a cada vez que a via parecia ser feriado."

O conto de fadas com final infeliz de Grace Kelly começou em Filadélfia, onde nasceu em 1929, numa família endinheirada e católica, de origem irlandesa. Quando acabou a sua educação secundária, em 1947, numa escola privada, já tinha passado modelos em festas de beneficência e possuía alguma experiência de palco. Na sua página do anuário da escola, lia-se a dado passo: "Profecia: menina Grace P. Kelly - estrela do palco e da tela".

Recusada na universidade por causa de notas baixas a Matemática, Grace Kelly começou a ter aulas de representação em Nova Iorque, enquanto trabalhava como modelo.

Estreou-se na Broadway aos 20 anos, em 1949, andou pela televisão e em 1951 entrou no primeiro filme, 14 Horas. A sua beleza fina e irradiante, "algo desfasada da realidade", como notou o crítico e historiador francês do cinema Jean-Loup Passek, e a sua distinção aristocrática, chamaram a atenção do produtor e realizador Stanley Kramer, que a contratou para entrar com Gary Cooper num dos grandes westerns de sempre, O Comboio Apitou Três Vezes, de Fred Zinnemann (1952).

No set do filme, Grace Kelly envolveu-se sentimentalmente com Cooper e com o realizador, as primeiras aventuras entre várias que teria com alguns dos seus célebres colegas de Hollywood e figuras da sociedade.

Após entrar em Mogambo, de John Ford, em 1953, e de ter um romance com o estilista russo Oleg Cassini, em que abortou de um filho deste, Grace Kelly encontrou Alfred Hitchcock. Este grande fetichista de louras tornou-se o seu mentor e potenciou-lhe ao máximo na tela o glamour distinto, a sofisticação erótica e a elegância altiva em Chamada para a Morte, Janela Indiscreta (ambos de 1954) e Ladrão de Casaca (1956). Durante a rodagem deste, começou a ser cortejada pelo príncipe Rainier III do Mónaco.

Em 1955, ganhou o Óscar de Melhor Actriz no dramalhão Para Sempre. Após interpretar uma princesa em O Cisne e uma ricaça em Alta Sociedade, em 1956, Grace Kelly abandonou o cinema. Cinco anos de carreira e 11 filmes depois, tornou-se princesa do Mónaco, a 19 de Abril desse ano.

Os príncipes tiveram três filhos: Carolina, em 1957, Alberto, em 1958, e Stephanie, em 1965. A actriz que foi princesa e tinha medo de guiar morreu na estrada onde, 27 anos antes, tinha rodado uma sequência de Ladrão de Casaca, num carro com Cary Grant.

DN, 14-9-2007
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?