03 novembro, 2007

 

3 de Novembro


Dia mundial do homem



http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem

http://pt.wiktionary.org/wiki/homem


http://www.citador.pt/pensar.php?op=9&theme=104


http://www.homemmagazine.com/HomemMagazine.html
http://www.menshealth.com.pt/

Comments:
'Amigos da Paródia' não aceitam mulheres

ROBERTO BESSA MOREIRA, Paredes

Penafiel. Mais de 80 homens juntam-se anualmente

A tradição voltou a cumprir-se e, 21 anos depois, a freguesia de Galegos, em Penafiel, ficou entregue às mulheres por um dia, pois os elementos do sexo masculino encheram os autocarros reservados previamente pelos "Amigos da Paródia". Desde 1987 que tal acontece, ano em que o foi realizado o primeiro passeio.

Ontem, a equipa responsável pela logística saiu bem cedo de casa e às 08.30 já estavam no Monte de S. Domingos, em Castelo de Paiva. Nesse grupo de 15 pessoas, José Carvalho, Manuel da Rocha, João Coelho, Joaquim Nunes e Augusto Rocha eram os elementos principais. Verdadeiros chefes de cozinha foram eles os responsáveis pela confecção de 60 quilos de carne de cabra, outros dez de vaca e ainda sete de porco. A chanfana - servida já depois das 14.00 e da missa obrigatória em todos os convívios-, levou também 50 quilos de batata, sete de arroz e quatro de chouriço. A acompanhar foram servidos dez quilogramas de tomate e cebola.

Em fila, mais de 80 homens entre os 20 e os 80 anos serviram-se do repasto. Seguiram-se as actividades lúdicas, entre as quais o baptismo dos novos elementos. Mas se hoje os jovens são presença assídua, no passado o convívio incluía só maiores de 40 anos. "Isto começou com um grupo de amigos já com alguma idade, que se juntava para fazer passeios. Na altura, só homens com mais de 40 anos podiam participar", recorda Jorge Coelho, de 53 anos e "Amigo da Paródia" desde a fundação.

Com o passar dos anos, o grupo de amigos transformou-se na Associação Desportiva e Recreativa Amigos da Paródia e os jovens começaram a ganhar protagonismo. Tanto que actualmente o presidente é Sérgio Teixeira, de 25 anos. Duas premissas continuam, porém, inalteráveis: só é permitida a participação de homens e os convívios realizam-se sempre num monte alto, com uma capela e onde haja água.

DN, 28-7-2008
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?