17 fevereiro, 2008

 

15 de Fevereiro


Dia internacional da criança com cancro



http://pt.wikipedia.org/wiki/Cancro_(tumor)

http://www.icccpo.org/

Comments:
Prepare-se para a praia

SARA GAMITO

A grande maioria já não se arrisca a ir à praia sem protector solar, prevenindo um possível cancro de pele. Mas muitos portugueses não estão ainda preparados para enfrentar alguns dos problemas que mais atingem os veraneantes
Todos os Verões somos devidamente alertados: preferir praias vigiadas e respeitar as bandeiras de forma a evitar afogamentos, usar um bom protector solar para prevenir o cancro de pele. Contudo, há outros perigos que, apesar de não colocarem vidas em risco, podem muito bem estragar o dia de praia ou até o resto das férias. Por isso, saber como lidar com a picada do peixe-aranha ou como diagnosticar um golpe de calor pode ser um conhecimento precioso.

A própria Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, tendo em conta a quantidade de pequenos incidentes que acontecem na praia durante esta época, tem em funcionamento, até 15 de Setembro, 30 postos de saúde de praia, em colaboração com a Cruz Vermelha, com o objectivo de "dar resposta a situações clínicas que poderão ser tratadas no local ou devidamente encaminhadas para uma instituição de saúde mais adequada".

Em causa estão as paragens de digestão, a desidratação devida ao excesso de exposição ao Sol, as picadas de animais como os ouriços do mar, escoriações e feridas várias provocadas por vidros ou quedas em rochas.

No entanto, mais vale prevenir que remediar, pelo que o Instituto de Socorro a Náufragos aconselha que os veraneantes recolham informações sobre as praias que frequentam e sobre os comportamento a evitar.

DN, 13-7-2008
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?