06 fevereiro, 2008

 

2007-2008


IV Ano Polar Internacional (API)


O que é o Ano Polar Internacional?

O biénio que decorre de Março de 2007 a Março de 2009 foi designado pela Organização Meteorológica Mundial e pelo Conselho Internacional para a Ciência, como o IV Ano Polar Internacional (API), situação que não se verificava há exactamente 50 anos. O evento resulta da congregação de esforços de milhares de cientistas e de centenas de instituições internacionais e nacionais, e visa promover o desenvolvimento da ciência nas regiões polares, mas também mostrar junto da sociedade a importância determinante que as regiões polares têm para a dinâmica e regulação climática do Planeta. O API mobiliza já mais de 50.000 pessoas em todo o Mundo.

http://anopolar.no.sapo.pt/latitude60/index.html

http://anopolar.no.sapo.pt/comite/index.htm

Comments:
Um milhão de euros para a ciência polar portuguesa

FILOMENA NAVES

São poucos, mas muito activos, os cientistas portugueses que têm desenvolvido trabalhos de investigação nas regiões polares. Ainda há três anos, entregues cada um para seu lado às respectivas pesquisas, não se conheciam sequer. Hoje estão agrupados no Comité Português para o Ano Polar Internacional (o API, que se iniciou em Fevereiro e decorre até ao mesmo mês de 2009). Delinearam uma estratégia nacional para a pesquisa nesta área e agora conseguiram pela primeira vez verbas para um programa português de investigação polar: o ProPolar, que concentra pouco mais de um milhão de euros, para os próximos dois a três anos, com a grande fatia das verbas atribuídas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

"A ideia é que esta dinâmica que conseguimos criar não termine com o fim do Ano Polar Internacional, e que Portugal passe a ter a partir de agora uma estrutura, com pessoas, projectos e novos investigadores em formação nesta área, para podermos fortalecer também as colaborações com os nossos parceiros internacionais", explica ao DN Gonçalo Vieira, professor e investigador da Universidade de Lisboa, que integra o Comité Português para o API, o grupo que está a dinamizar, desde há quase três anos, toda esta actividade.

O ProPolar, apresentado ontem na Fundação Gulbenkian, instituição que financia também um dos projectos científicos, nasce justamente com a vocação da continuidade. Assegurada está já uma verba de 750 mil euros da FCT para os projectos portugueses no âmbito do API, nos quais estão envolvidos cerca duas dezenas de investigadores portugueses, entre doutorados e bolseiros de investigação, de várias universidades portuguesas.

Particularidade da participação portuguesa no API é "uma forte aposta na educação para os mais novos, e para o público em geral, que tem gerado até alguma admiração entre os nossos parceiros estrangeiros", adianta Gonçalo Vieira. Trata-se do programa Laditude 60!, financiado pela Agência Ciência Viva, que está a mobilizar alunos de 200 escolas para projectos de pesquisa e de trabalho sobre a ciência polar.

No âmbito do Latitude 60!, sete jovens estudantes portugueses, entre finalistas do secundário e caloiros da universidade, partem para a Antárctida no próprio dia de Natal, integrados na expedição canadiana "Students on Ice", que juntará naquele continente gelado um total de 64 jovens de vários países, para actividades que incluirão palestras pelos cientistas polares a bordo do navio, idas regulares ao continente para estudar a fauna e a flora, e visitas a bases antárcticas.

Os sete jovens portugueses foram seleccionados num concurso e os seus trabalhos foram considerados os melhores entre 500 candidatos.

Outra aposta central do ProPolar é a formação avançada da futura geração de cientistas portugueses nesta área. Está previsto, nomeadamente, um pacote de 10 bolsas para mestrados, com verbas públicas da FCT, mas também de privados, nomeadamente de fundações. Nos últimos 30 anos, foram à Antárctida oito investigadores portugueses. Nestes dois anos do API, no Comité queremos duplicar esse número para ambos os pólos".

DN, 18-12-2007
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?