12 março, 2008

 

11 de Março

Dia da incontinência urinária


http://www.apurologia.pt/

Comments:
Incontinência urinária afecta 20% dos portugueses

2008/03/10

Apenas 4,9 por cento estão diagnosticados

Um em cada cinco portugueses com mais de 40 anos sofre de incontinência urinária, sendo as mulheres as principais afectadas, mas apenas cinco por cento dos doentes estão diagnosticados, revela um estudo da Faculdade de Medicina do Porto, informa a Lusa.

«Digamos que a incontinência urinária é um icebergue em termos de saúde pública, onde só uma pequena ponta é visível para o Serviço Nacional de Saúde. Aflige 20 por cento da população acima dos 40 anos e só quatro a seis por cento dos doentes procuraram o médico e tiveram o seu problema diagnosticado», disse o presidente da Associação Portuguesa de Neuro-Urologia e Uro-Ginecologia (APNUG), Paulo Dinis.

De acordo com o estudo epidemiológico sobre a prevalência e tratamento da incontinência urinária em Portugal, realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, no âmbito do Dia da Incontinência Urinária, que se celebra a 14 de Março, apenas 4,9 por cento dos doentes foram diagnosticados pelo médico.

Mulheres são as mais afectadas

«Estima-se que 22,2 por cento da população feminina e 9,2 por cento da população masculina seja afectada pela incontinência urinária. A percentagem de doentes que recorrem ao médico comparada com a percentagem dos que se auto-medicam ou auto-protegem é de apenas 10 por cento, o que é grave, visto que hoje dispomos de armas terapêuticas capazes de curar ou controlar a maior parte das situações», explicou Paulo Dinis.

Apesar de a incontinência urinária ser transversal a ambos os sexos e a todas as idades, as mulheres ente os 60 e os 79 anos (26 por cento) e os homens com mais de 79 anos (21,6 por cento) são os mais afectados.

PD
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?