30 março, 2008

 

29 de Março de 1809


O desastre da ponte das barcas


http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_das_Barcas

http://tomuchbeer.home.sapo.pt/Acontecimentos.htm

http://blogdasabedoria.blogspot.com/2006/03/ponte-das-barcas.html

Comments:
Porto evoca a tragédia das invasões francesas

FRANCISCO MANGAS

A segunda invasão francesa no Porto, em Março de 1809, deixou marcas profundas. O general Soult, vencida a resistência local, entra na cidade: a população, em pânico, procura refúgio na outra margem do rio, em Gaia. Mas a Ponte das Barcas, que liga as duas cidades, não suporta tanto peso, tamanho pavor. Rebenta. Mais de quatro mil pessoas morrem. Dois séculos depois, a tragédia será assinalada com um livro, dois monumentos, uma exposição e espectáculos de música e teatro.

O bicentenário da segunda invasão das tropas de Napoleão à cidade do Porto é em 2009. A comissão que prepara a evocação e o respectivo programa (liderada pelo ex-ministro Valente de Oliveira) foi apresentada ontem por Rui Rio, presidente da Câmara do Porto. O autarca promete uma cerimónia que "deixará um legado para o futuro".

E para o futuro ficará, por certo, a obra, em dois volumes, coordenada por Oliveira Ramos, O Porto e as Invasões Francesas, que reúne trabalhos de historiadores portugueses, ingleses, franceses e espanhóis. Nas duas margens do Douro, no antigo local da Ponte da Barcas, vão surgir dois monumentos, da autoria do arquitecto Eduardo Souto Moura, que assinalam simbolicamente a tragédia de há dois séculos.

Com a a colaboração da Universidade do Porto, Museu de História Militar, Gabinete de História da Cidade, Casa da Música e Coliseu do Porto, Valente de Oliveira promete, ainda, para Março de 2009, uma recriação histórica dos acontecimentos e uma exposição sobre as invasões, especialmente sobre a segunda, que permanece ainda no imaginário de muitos portuenses, mas carece de ser explicada.

A iniciativa, refere Rui Rio, além de assinalar a efeméride, tem como objectivo informar o cidadão comum do que foi, por exemplo, o desastre da Ponte das Barcas. "A (liderada pelo ex-ministro Valente de Oliveira) maioria dos portuenses sabe que os franceses estiveram aqui, mas não ligam essa presença à tragédia das barcas."

Como se trata de uma memória que envolve a morte de cerca de quatro mil pessoas, as cerimónias, assegura Valente de Oliveira, serão "solenes e contidas". Nesta linha, está marcada uma missa de requiem, onde será cantado Requiem de Camões de Domingos Bomtempo, na Sé. Para o Coliseu está também programado um concerto, com o Requiem da Guerra, de Benjamin Britten.

Outro concerto, tendo como base obras compostas durante o período das Invasões Francesas, está agendado para a Casa da Música. O Teatro Rivoli, por seu turno, produzirá um espectáculo musical que terá como pano de fundo, precisamente, a segunda invasão das tropas de Napoleão, comandada por Soult.

DN, 27-9-2007
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?