13 março, 2008

 

Da criação e manutenção de


empresas



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Portaria n.º 3/2009. D.R. n.º 1, Série I de 2009-01-02
Ministério da Justiça
Regulamenta a marcação prévia da data da realização dos procedimentos de constituição imediata de sociedades em que o capital seja total ou parcialmente realizado mediante entradas em bens diferentes de dinheiro sujeitos a registo, nos termos do artigo 4.º-A do Decreto-Lei n.º 111/2005, de 8 de Julho

Portaria n.º 4/2009. D.R. n.º 1, Série I de 2009-01-02
Ministério da Justiça
Aprova os modelos do cartão da empresa e do cartão de pessoa colectiva, regulamenta o respectivo pedido de emissão por via electrónica e altera o Regulamento do Registo Comercial

Comments:
“Familiares” são a grande fatia
da economia

As empresas ditas familiares constituem, na maior parte dos países e em Portugal, a grande fatia da economia, revela um estudo apresentado hoje.
A investigação envolveu em 28 países e contou com a participação
de 150 empresas portuguesas.
Em muitos casos, este tipo de empresa representa entre 70% a 90% do Produto Interno Bruto.
O estudo desmonta ainda uma ideia feita: que os filhos dos fundadores das empresas não precisam de estudar porque têm o futuro garantido – um preconceito que nada tem a ver com a realidade, diz Peter Villax, presidente da Associação
Portuguesa de Empresas Familiares.
“É exactamente o contrário: numa empresa familiar é fundamental
os filhos terem uma educação completa e rigorosa, porque vão ter que estar à altura dos seus colegas gestores profissionais”, explica, acrescentando: “Se não estiverem à altura desses colegas, vão acabar por afastá-los e isso, em última análise, é mau para a empresa familiar, que terá dificuldade em sobreviver se não tiver a melhor gestão possível”.
Peter Villax sublinha a necessidade do fundador da empresa
de pensar na sua sucessão desde cedo. “É uma questão muitíssimo
importante começar a cuidar dessa questão, identificando os seus potenciais sucessores – não é obrigatoriamente o primogénito, vai ter de ser o mais competente – dar-lhe formação e manter sempre um espírito crítico”, afirma. O
estudo foi realizado pela Price WaterHouse Coopers.

RRP1, 11-3-2008
 
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