29 maio, 2008

 

26 de Março


Dia dos Documentos Livres


http://ansol.org/

Comments:
Associação Software Livre celebra hoje Dia Documentos Livres

A Associação Nacional de Software Livre assinala esta quarta-feira o Dia dos Documentos Livres, uma data criada para celebrar, a nível global, «a libertação documental» e para promover o uso de programas informáticos de código aberto.
O convívio, promovido pela associação, nos jardins da zona norte do Parque Expo, em Lisboa, insere-se num conjunto de acções que terão lugar em vários pontos do mundo para comemorar o Document Freedom Day, que foi iniciado e é apoiado por organizações e companhias como a Fundação do Software Livre - Europa, a Aliança do Formato do Documento Aberto, o Fórum Aberto - Europa, a IBM, a Red Hat e a Syn Microsystems.

A data «servirá de ponto global de reunião para a Libertação Documental e Standards Abertos» e funcionará como mais uma oportunidade para «levantar a bandeira» desta causa, afirma a Associação Nacional de Software Livre em comunicado, salientando que, além do convívio entre entusiastas dos formatos abertos, o encontro vai permitir esclarecer a curiosidade das pessoas que desejem saber mais, «quer por conversa, quer pela distribuição de panfletos».

Em Portugal, a 4 de Outubro de 2007, foi aprovada na Assembleia da República uma resolução que reconhece a liberdade de escolha dos cidadãos no acesso à sua documentação e em que este órgão de soberania se compromete a usar normas abertas para os documentos que publica. Mas «o mesmo não se aplica aos cidadãos que queiram intervir no processo político, uma vez que as alterações aprovadas (propostas pelo PS, PSD e CDS-PP) implicam que os formatos do Office da Microsoft serão os únicos suportados por todos os deputados», critica a Associação Nacional de Software Livre.

Apesar de restrições deste género, «a distribuição de software livre está em crescimento em Portugal e na Europa», assegurou Rui Seabra, vice-presidente da Associação, salientando que há utilizadores que querem mudar de um formato proprietário para um formato livre, «mas receiam que ocorra incompatibilidade entre ficheiros», ou seja, «têm medo de não poderem abrir ficheiros que recebem de outras pessoas ou que estas não consigam ver os que elas enviam».

Segundo o responsável, «a iniciativa de instalar e divulgar software livre parte, geralmente, de pessoas ligadas à informática mas vai-se estendendo a muitas outras», até porque «existem programas de software livre com menos erros e mais seguros do que os seus congéneres em formato proprietário».

Por oposição ao formato proprietário, o software livre assenta em quatro pilares definidos pelo norte-americano Richard M. Stallman no início dos anos 80: a liberdade de executar o software para qualquer uso, de estudar o funcionamento de um programa e adaptá-lo às necessidades próprias, de redistribuir cópias e ainda de melhorar o programa e tornar as modificações públicas para que a comunidade inteira beneficie dessa melhoria.

DD, 26-03-2008
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?