05 maio, 2008

 

5 de Maio


Dia Mundial do Trânsito



http://www.estradasdeportugal.pt/site/v3/?id_pagina=&grupo=4&Ln=1&id_pasta=&id_bloco=BCD4D514-0D36-4627-8EDE-1BF88CD6DAB7

http://www.brisa.pt/Brisa/vPT/Viajar+na+Rede/Transito+Online/


http://194.79.88.139:8081/mapainteractivo/viewer.htm?transito=true

Comments:
Estafeta do lazer

DOMINGOS DA COSTA

Paulo Rodrigues. Aos 33 anos, inaugurou em Cascais uma empresa de aluguer de veículos. Os mais procurados são os novíssimos 'segways', que fazem as delícias dos turistas que percorrem a estrada do Guincho. A uma velocidade máxima de 20 quilómetros por hora

Em dois meses, concebeu e executou um projecto inovador. Contra filas de trânsito

Habituado a não perder um segundo no trabalho de estafeta, Paulo Rodrigues levou pouco mais de dois meses a conceber e executar um projecto de lazer inovador, e isto desde que pela primeira vez viu um segway, ainda na televisão. "Estava sentado à secretária e nem sabia como se chamava, mas agora há muito quem faça vida de segway", diz o criador da Explora Caminhos, concessionária na Casa da Guia, em Cascais, de um espaço vocacionado para o aluguer de veículos amigos do ambiente para exploração das aprazíveis vizinhanças, bem como para a organização de festas e eventos.

Inaugurado a 10 de Maio, tem como estrelas da companhia os segways, veículos de duas rodas com volante em posição vertical, movidos por duas baterias de lítio, recarregáveis em qualquer tomada (basta levar o cabo no bolso ou na mochila), posicionadas debaixo dos pés do condutor. Embora de concepção avançada, com um sistema complexo de sensores, o segway não podia ser mais simples de dirigir: encontrado o equilíbrio sobre os pneus de câmara de ar e a confortável suspensão, basta inclinar o corpo para a frente para avançar, o inverso para recuar. Para curvar... adivinharam, virar o volante na direcção desejada.

Por isso, como os graúdos, as crianças aderiram de imediato ao divertimento e, já com o negócio em andamento, o Paulo e a mulher não tinham mãos a medir para equipar jovens radicais com os obrigatórios capacetes.

"Lembrei-me de rentabilizar este meio de transporte não poluente, construído em materiais 100 por cento recicláveis, para explorar esta zona maravilhosa, em especial tirando partido da ciclovia que vai até ao Guincho, permitindo também aos turistas evitar as filas de trânsito na época balnear. Daí ter equipado os veículos, que têm uma autonomia de 30 quilómetros, a uma velocidade máxima de 20 kms/h, com GPS que inclui rotas mínimas de duas horas, elaboradas pelo conhecido organizador de provas de todo-o-terreno José Megre", avança Paulo Rodrigues, de 33 anos, entre duas demonstrações do seu à-vontade sobre um segway.

Para além destes veículos do futuro à mão de semear (o aluguer vai dos sete euros por 15 minutos a 90 euros por um dia inteiro), não podiam faltar as tradicionais bicicletas, marca Electra, com possibilidade de atrelado descapotável para crianças - muito do grado de Mariana, de 4 anos, filha de Paulo e da mulher, Maria João Clotilde - e suporte ergonómico para pranchas de surf (dos 3 euros por uma hora aos 20 euros por um dia), permitindo combinar os espíritos mais desportivos com os fãs de segway em aventuras sem aumentar a poluição. Há ainda carrinhos a pedais que, desde que acompanhadas, as crianças podem usar fora ou dentro da Casa da Guia, em especial no circuito que circunda o auditório.

DN, 19-7-2008
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?