21 maio, 2008

 

Forbes


e o mundo dos ricos




http://en.wikipedia.org/wiki/Forbes

http://www.forbes.com/2008/03/05/richest-people-billionaires-billionaires08-cx_lk_0305billie_land.html

Comments:
O MUNDO DOS RICOS NUMA MESA DE BRIDGE

MÁRCIO ALVES CANDOSO e ANA SUSPIRO
HERNÂNI PEREIRA

Lista. Pela primeira vez, Portugal tem quatro personalidades na lista de "bilionários" da 'Forbes'. E também pela primeira vez nos últimos 13 anos Bill Gates deixou de ser o homem mais rico do planeta
Há quem diga que o 13 é o número do azar. Que o diga Bill Gates, que após treze anos a liderar a lista de pessoas mais ricas do mundo, elaborada pela revista norte-americana Forbes, perdeu este ano o lugar para o seu amigo Warren Buffett, que durante vários anos foi a sua sombra no pódio dos mais abastados. Parceiro de bridge de Bill Gates, é caso para dizer que Warren Buffet lhe adivinhou os bluffs e acabou com melhor "mão".

Não é que Bill Gates não tenha incrementado a sua fortuna no ano passado. Na verdade, ele "valia" mais dois mil milhões de dólares no final de 2007 do que no último dia do ano anterior. Mas a perícia de Buffett - o mais famoso investidor da América -, aliada à OPA não solicitada da Microsoft sobre a Yahoo, tirou Gates do topo e atribuiu-lhe, este ano, a medalha de bronze. As acções da Microsoft valiam, quando lançou a OPA em Janeiro, mais 15% do que no fecho do mercado quando a Forbes iniciou a pesquisa, a 11 de Fevereiro. No entanto, Bill Gates até nem se aguentou mal, devido sobretudo a que, actualmente, mais de metade da sua fortuna não tem a ver com acções da Microsoft.

Ao contrário do patrão da Microsoft, Warren Buf-fett, cuja fortuna está concentrada na holding Berkshire Hathaway, viu as acções desta última subirem 25% desde meados de Julho passado até ao dia em que a Forbes iniciou a pesquisa.

Quanto ao segundo classificado da lista, o mexicano Carlos Slim Helu (que partilha a fortuna com a família), bem se pode dizer que os últimos dois anos lhe correram de feição. O dinheiro deste magnata das telecomunicações pura e simplesmente duplicou nesse espaço de tempo.

A lista, que publica todas as pessoas (este ano são 1125) que a revista conseguiu apurar terem mais de mil milhões de dólares, está cheia de curiosidades. Como por exemplo o mais jovem de todos, Mark Zuckerberg, que aos 23 anos já amontoou 1,5 mil milhões de dólares. Responsável pelo lançamento, em Fevereiro de 2004, do Facebook, um endereço de Internet de relacionamento social, o ex-estudante de Harvard começou por adicionar os nomes de todos os colegas de curso da sua universidade. Hoje em dia tem mais de 60 milhões de usuários. Mark mudou-se para Silicon Valley e já conseguiu vender 1,6% do seu negócio à Microsoft, por 240 milhões de dólares.

Os Estados Unidos continuam a ser o país com mais pessoas listadas, num total de 371. O distante segundo é a Alemanha, com 55, seguida de perto pela Índia (54) e Rússia (53). Vêm depois o Reino Unido (34) e a Turquia (25). Portugal consegue meter quatro personalidades na lista de "bilionários".

A publicação da lista de "bilionários" é relativamente recente, tendo sido iniciada em 2001. Mas a revista tem uma longa tradição neste tipo de estudos, como sejam os mais antigos Forbes 400, para os americanos mais ricos, ou a Forbes 500, que lista as empresas com maiores lucros dos Estados Unidos.

DN, 7-3-2008
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?