28 maio, 2008

 

Procurados


Perigosos ou nem tanto...



Comments:
Polícia revela lista dos dez pais mais procurados

SUSANA SALVADOR

Abdoul Sesay, James Nickerson e Joseph Italia podem não se conhecer, mas têm uma coisa em comum. Devem milhares de dólares em pensões de alimentos aos filhos e fazem agora parte da lista dos dez pais mais procurados de Los Angeles, numa iniciativa das autoridades locais inspirada na campanha dos dez fugitivos mais procurados do FBI.

No total, os dez pais cujo rosto vai ser espalhado em cartazes pelo condado de Los Angeles devem mais de dois milhões de dólares (1,3 milhões de euros) em pensões a 17 crianças. Só Abdoul Sesay, o primeiro da lista, tem uma dívida de 427 mil dólares (272 mil euros) para com os dois filhos adolescentes, não tendo pago nenhuma das pensões de alimentos desde que foi condenado a fazê-lo, em 2004. Um mandato pela sua captura foi emitido em Maio de 2005.

"Nós na realidade não queremos pôr os pais na prisão, só queremos que paguem e que cuidem dos filhos", afirmou o director do departamento de Apoio às Crianças, Steven Golighty. Até recentemente, as autoridades não contavam com uma equipa específica para procurar e deter os pais em falta. Contudo, no final do ano passado, foram destacados 500 mil dólares (mais de 300 mil euros) para esta missão. Desde então, já prenderam 61 e detectaram mais 64. Outros seis foram capturados por outros crimes e 29 entregaram-se . Mas há ainda mais de mil em fuga.

Michael Lee, o último da lista dos dez mais, deve 63 mil dólares (cerca de 40 mil euros) em pensões à filha adolescente, sendo procurado desde 1999. Dos nomes agora revelados pelas autoridades de Los Angeles, um deles sairá em breve da lista, uma vez que já foi detido pela polícia. Trata-se de Michael Davis, o número três, com uma dívida de quase 300 mil dólares (190 mil euros).

"As famílias estão com dificuldades para pagar as suas contas porque estes homens preferem fugir ou ignorar as suas responsabilidades. Com a nova lista dos dez mais procurados, o condado têm outra ferramenta para encontrar estes pais", afirmou outro responsável da polícia de Los Angeles, Don Krabe. Mas o porta-voz da organização Fathers-4-Justice, Fred Sottile, criticou numa entrevista à ABC esta iniciativa: "Têm o descaramento de dizer que querem recolher dinheiro para ajudar as crianças. É a maior mentira que estes políticos dizem. Nada do que fazem é para as crianças."

DN, 22-3-2008
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?