22 junho, 2008

 

21 de Junho


Dia europeu da música



http://www.musopen.com/

http://musicovery.com/

Comments:
Música clássica para 'download' gratuito

TIAGO PEREIRA


Gravações de orquestras e partituras estão disponíveis no 'site'

O propósito do MusOpen é tornar pública toda a música que já não esteja abrangida pela protecção de direitos de autor. E o serviço online adicionou recentemente novos títulos ao seu repertório: as 32 sonatas para piano compostas por Beethoven disponíveis para download gratuito e ilimitado.

Muitas das partituras escritas pelos grandes compositores da história da música fazem parte do domínio público desde há muito - os direitos expiram ao fim de 70 anos depois da morte do respectivo autor. Mas esta condição não torna acessíveis as obras gravadas para serem utilizadas em remisturas ou bandas sonoras. Às edições discográficas estão associados direitos conexos, que recaem sobre os intérpretes que executam as obras. E na Europa, a sua duração é de 50 anos desde a edição comercial. Tais direitos impedem a utilização livre dos registos.

O MusOpen propõe a regravação destas obras por músicos profissionais. Para tal, convoca os seus utilizadores para o apoio nos custos que suportam tal processo. As doações feitas online servem para pagar as gravações, que posteriormente são colocadas no site à disposição de qualquer pessoa. Por exemplo, para gravar as 32 sonatas de Beethoven foram recolhidos dois mil dólares em doações. De acordo com o próprio MusOpen, são necessários cerca de cinco dólares por pessoa para que uma gravação deste género seja concretizável (menos de cinco euros).

Neste momento, são já 28 os compositores representados na base de dados musical apresentada pelo MusOpen. E toda a música está disposta de acordo com diferentes categorias: por compositor, intérprete, instrumento, período ou forma (do cânone à suite). Bach, Mozart, Debussy ou Chopin fazem parte do catálogo, com ficheiros em MP3 transferíveis para leitores portáteis (contudo, não é facultada informação sobre a taxa de bits da codificação digital).

Além da música gravada, o MusOpen oferece também partituras, no formato PDF, que podem ser visualizadas online através de software como o iPaper ou o Scribd. Em breve estarão disponíveis cópias para impressão e só neste modelo será cobrada uma pequena comissão.

Os músicos e as orquestras que gravam para o MusOpen estão relacionadas com o mundo académico americano. O próprio serviço foi desenvolvido por um estudante universitário, Aaron Dunn, aluno do curso de Economia.

DN, 24-5-2008
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?