17 junho, 2008

 

Escritório virtual


Emptor



http://www.emptor.biz/index.html

Comments:
Criar Escritório Virtual com vontade de ousar

PAULA CARMO

Vamos imaginar que todo o departamento financeiro e administrativo de qualquer pequena e média empresa (PME) está à distância de um clique, com relatórios financeiros mensais, planeamento fiscal, processamento de salários, facturação, gestão de recebimentos e pagamentos, gestão documental. A inovação deste negócio é o Escritório Virtual.

"Emitimos facturas pelas outras empresas, cobramos por elas, recebemos correio por elas e até atendemos telefones por elas", explica, ao DN Bolsa, Tiago Henriques Cunha, que, com José Miguel Faria e Catarina Monteiro, criou, desde 2001, uma plataforma tecnológica que está a revolucionar o mundo dos negócios. Foram aquelas premissas, aliás, que fizeram nascer a EMPTOR (étimo latino que significa cliente).

Seis anos depois, e já no patamar de facturação que atinge os dois milhões de euros, a ideia poderá chegar a outros países, designadamente a Espanha, Brasil e Angola. Actualmente, já existem 13 escritórios em Portugal, mas a tendência é para aumentar este número no território nacional. "Com a EMPTOR é tudo personalizado com profissionais qualificados, porque para os mentores desta ideia de negócio o objectivo é ajudar os empresários das PME a ganhar tempo e dinheiro em segurança, a um preço comportável", acentua o actual director-geral desta empresa. Tiago Cunha assegura que esta ideia levada a cabo pelos fundadores é inédita a nível mundial.

Actualmente, a EMPTOR já tem mais de 800 mil documentos processados, de perto de 500 empresas em Portugal. Toda a informação é digitalizada. Postos de trabalho directos e indirectos já atingem os 60 colaboradores. Tiago Henriques Cunha refere ainda que, com esta rede integrada de apoio à gestão, qualquer empresário fará Home Accounting (acesso e controlo da contabilidade online). Tudo isto com tecnologia exclusiva da EMPTOR.

"Incutimos uma metodologia de trabalho diferente nas empresas, muitas PME recorrem a serviços tradicionais de contabilidade que estão excessivamente focados em impostos, nós temos uma nova visão perante os negócios para realizar boas práticas de gestão", diz Tiago Henriques Cunha.

Mas, afinal, qual é o segredo para conseguir assinalável implantação no mercado? O empresário não hesita em responder peremptoriamente: "Fazemos um trabalho exaustivo das necessidades dos clientes. No fundo, fazemos a conversa ao contrário. Tínhamos vontade de ousar e estamos a conseguir implantar a filosofia do nosso projecto. Sentimos também que tendo a capacidade de antecipar com grande antecedência alguns dos problemas das empresas, estamos a contribuir para o conforto do empresário." Outra das vertentes dos activos humanos que fazem parte da EMPTOR é a formação contínua. Pessoas que na sua grande maioria, diga-se, são licenciadas.

"Na EMPTOR não há contratos a prazo. Todos os nossos colaboradores fazem parte do quadro da empresa. Gostamos de formar, mas também de motivar", sublinha Tiago Cunha, que é licenciado em Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

A implantação da empresa na cidade de Coimbra não tem sido qualquer obstáculo para a expansão do Escritório Virtual, até porque, enfatiza o empresário, "nesta cidade é muito fácil fazer o recrutamento de recursos humanos de qualidade".

DN, 2-5-2008
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?