17 junho, 2008

 

Recortes


de imprensa



http://www.recortes.pt/


http://www.agencia.ecclesia.pt/pub/58/default.asp?jornalid=58

http://www.fe.up.pt/si/noticias_geral.lista_noticias?p_grupo_noticias=38

http://pagina-a-pagina.blogspot.com/2006/11/recortes-de-imprensa.html

http://fragmentosculturais.wordpress.com/category/recortes-de-imprensa/

Comments:
Quiosque digital faculta 'online' edições impressas de jornais

JÚLIO ALMEIDA, Aveiro

A Metatheke Software desenvolveu uma ferramenta que permite visualizar online edições de jornais e revistas tal e qual são impressas.

A versão beta do quiosque digital Recortes.pt faculta já o acesso, mediante registo prévio, a duas dezenas de órgãos de imprensa (regional e nacional) e informação especializada. Para já, a leitura destes jornais e revistas não comporta custos para os utilizadores, mas o pagamento de uma assinatura, salvo decisão em contrário da publicação, passará a ser a regra.

A Metatheke é uma spin-off do Instituto de Engenharia e Electrónica e Telemática (IEETA) e funciona desde Julho do ano passado na incubadora da Universidade de Aveiro (UA). "Este projecto pretende ser um bom demonstrador da nossa tecnologia", explicou Pedro Almeida, um dos quatro promotores da empresa que junta dois professores e dois alunos de doutoramento.

Depois de contactos prévios mantidos com diversas pessoas ligadas à comunicação social escrita, os sócios concluíram que poderia ser interessante lançar um portal para colocar no mercado a tecnologia que desenvolveram para criar plataformas para gestão de bibliotecas e arquivos digitais.

O Recortes.pt é pioneiro no País e, comparando com o que se faz no estrangeiro, garantem os promotores, tem características inovadoras.

Nesta fase de desenvolvimento, o acesso é gratuito para "promover o serviço" junto de leitores e de potenciais editores aderentes. "Temos novas funcionalidades prestes a serem activadas", referiu Pedro Almeida.

O objectivo é transformar o Recortes.pt num verdadeiro quiosque digital. Na montra terá a primeira página de todos os jornais que podem aderir sem custos, pagando, contudo, uma percentagem de cada assinatura angariada.

Para aceder a cada um dos títulos, será necessário a assinatura anual em formato electrónico que ficará muito mais económica do que em papel (cerca de um décimo do valor, em média). Terá ainda vários serviços de valor acrescentado, como um arquivo de publicações, pesquisa e uma área de clipping pessoal.

Dentro de um mês, a empresa começa a migrar alguns jornais para a versão paga, que está a despertar interesse, sobretudo, junto da imprensa regional, que se vê confrontada actualmente com dificuldades económicas crescentes decorrentes das reduções do porte pago, encarecendo o custo de envio para as comunidades no estrangeiro.

A Metatheke Software surgiu na sequência de um projecto apresentado à Agência de Inovação (ADI) para aproveitar a tecnologia desenvolvida por professores e alunos de doutoramento para gerir conteúdos de bibliotecas e arquivos digitais.

A Assembleia da República, a Provedoria de Justiça e a Universidade de Aveiro figuram entre os clientes. Além dos quatro promotores, conta com três colaboradores nas áreas do design, multimedia e programação.

DN, 2-5-2008
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?