19 junho, 2008

 

Vitamina

necessária


http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina

http://www.vitaminas.bayer.pt/

Comments:
Carência de vitamina D está ligada à depressão nos idosos

A carência de vitamina D pode aumentar o risco de depressão ou de outros problemas psiquiátricos nas pessoas idosas, segundo um estudo publicado segunda-feira e efectuado por investigadores neerlandeses.
«As causas subjacentes de uma carência em vitamina D, como uma exposição reduzida ao sol decorrente de uma diminuição de actividade ao ar livre, uma mudança de alojamento ou de hábitos de vestuário, ou a diminuição de consumo de vitaminas, podem estar na origem de uma depressão, mas esta pode também ser a consequência de uma baixa taxa de vitamina D», segundo o estudo publicado nos Archives of General Psychiatry.

Os investigadores da Vrije Universiteit, em Amesterdão, estudaram 1.282 pessoas, com idades entre os 65 e os 95 anos, das quais 169 sofriam de depressão ligeira. A taxa de vitamina D nas pessoas deprimidas era inferior em 14% da das outras pessoas idosas, revela a pesquisa.

O estudo também mostra que uma carência de vitamina D aumenta o nível de uma hormona paratiroidiana, sendo a hiperactividade das glandes paratireóides normalmente associada à depressão. Esta descoberta pode ser importante para o tratamento da depressão, podendo a fraca taxa de vitamina D no sangue e o elevado nível de hormona paratiroidiana ser contrariada através de uma dieta e de suplementos de cálcio ou de uma maior exposição ao sol.

«Além disso, descobrimos, entre a população estudada, que 38,8% dos homens e 56,9% das mulheres apresentava uma carência de vitamina D, o que reforça o interesse deste estudo», afirmam os investigadores.

Outros estudos deverão agora demonstrar se as variações das taxas de vitamina D no organismo são a causa ou a consequência das depressões.

DD, 06-05-2008
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?