15 julho, 2008

 

Anorexia


e bulimia



http://pt.wikipedia.org/wiki/Anorexia_nervosa

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bulimia


http://afaab.org/

Comments:
O 'corpo perfeito' à distância de um clique

PATRÍCIA JESUS

Doenças do comportamento alimentar.

Há cada vez mais blogues e 'sites' em que se defende a anorexia como um estilo de vida, mas a doença causa a morte a 10% dos afectados. A França já endureceu a legislação contra a incitação à anorexia e lançou o debate na Europa
'Sites' defendem que anorexia é um estilo de vida
Luna despediu-se com uma laranja do mundo da comida por 24 horas e resolveu passar pelo blogue para deixar o compromisso por escrito. Por trás do nick está uma rapariga de 19 anos, cujos interesses são ouvir música, ler... e emagrecer. Nas ligações encontramos outras raparigas que partilham este interesse e se assumem como "pró-ana" ou "pró-mia", isto é, que defendem a anorexia e a bulimia como um estilo de vida.

Os blogues servem para relatar os sucesso e falhanços das dietas, para se incentivarem e trocarem conselhos. "Boneslover" começa por dizer que já perdeu 12 quilos, mas que o objectivo é chegar aos 35. "Se não fores pró--ana ou pró-mia, não entres aqui porque não vale a pena tentares mudar a forma como penso", avisa no primeiro post. O alerta é comum a muitos destes sites, tal como uma imagem que argumenta que "a anorexia não é uma doença, é um estilo de vida".

José Delgado, responsável pelo núcleo de Lisboa da Associação dos Familiares e Amigos dos Anorécticos e Bulímicos (AFAAB), confessa que não vê como bons olhos a existência destes sites, mas diz que nada podem fazer. "São pessoas que defendem um estilo de vida, mas que, na verdade, estão doentes", afirma.

"Há situações que nós às vezes denunciamos, mas é muito difícil fazer qualquer coisa", conclui.

O portal Sapo tem uma equipa para monitorizar conteúdos ilegais na sua rede, que são depois bloqueados e reportados às autoridades, mas fonte do Sapo diz que os conteúdos que promovem a anorexia não têm qualquer expressão. Por outro lado, quando não há legislação, a linha entre "tirar do ar" um conteúdo impróprio e a censura é muito ténue, explica a mesma fonte.

Para a psiquiatra Dulce Bouça, psicoterapeuta na consulta de Doenças do Comportamento Alimentar do Hospital de Santa Maria, criar um blogue é um direito de qualquer cidadão. "Existem para comunicar e partilhar experiências. Não devem ser alvo de repressão", defende.

"As doenças do comportamento alimentar são doenças crónicas, muito mal compreendidas. Ninguém é anoréctico porque quer, mas há pessoas que acham que sim e isso faz com que os doentes vivam muito isolados e sem partilhar o que sentem. Quando encontram um local anónimo, como a Internet, em que podem falar disso, acabam por fazê-lo", justifica.

Por outro lado, salienta que a anorexia tem uma importante componente genética e diz que não acredita que a influência dos blogues seja assim tão nociva. "É uma doença mental, que não se escolhe, como não se escolhe ser esquizofrénico."

"As pessoas que têm a doença e não são acompanhadas podem achar que é um estilo de vida, mas mesmo assim admitem que não é uma forma de vida feliz. É uma vida de incompreensão e de sofrimento."

DN, 22-6-2008
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?