25 julho, 2008

 

Leitão,


também à Bairrada...



http://www.gastronomias.com/receitas/rec0135.htm

Comments:
O PERFUME INCONFUNDÍVEL DO LEITÃO

PAULA CARMO

Iguaria. O despertar dos sentidos começa com o aroma da assadura do leitão, reconhecido como uma das quatro maravilhas da mesa na Mealhada. Sexta-feira serão conhecidos os restaurantes que garantem a autenticidade

Rivalidade municipal atrasa região demarcada

Carne suculenta, pele estaladiça. Um perfume intensamente apimentado chega à mesa com a marca Bairrada! O bácoro no espeto é legado de gente a burilar temperos simples levados ao forno a lenha, memória gustativa de uma região. Ora, leitão assado, agora eleito nas Quatro Maravilhas da Mesa da Mealhada, é uma iguaria que move paixões, pois nem sempre a tradição se confecciona com a cobiça comercial. Até porque, leitão da Bairrada não é só na Mealhada. Pode degustar-se por todo o País, o que muito irrita os puristas bairradinos.

Mas como nem só na Mealhada se come leitão, e os vários municípios que poderiam integrar uma região demarcada nunca se entenderam, o presidente da Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada, António Duque, não tem pejo em dizer que se trata de "questões políticas". O caso de Águeda é o mais mediático, no entanto, há ainda este manjar em restaurantes afamados do Norte do concelho de Coimbra, em Oliveira do Bairro, em Anadia e em Cantanhede, bem como nalguns restaurantes de Albergaria-a-Velha e Vagos. E o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Carlos Cabral, é taxativo: "Nós não temos guerra com ninguém, mas, na Mealhada, não fazemos feiras temáticas de leitão. O leitão é um prato nobre, não é para feiras" Já o confrade diz ao DN: "Se não fosse um prato de excelência não era tão invejado."

Há diversas formas de confeccionar leitão. António Duque falou sem complexos: "O de Negrais é assado em cima de uma grelha, ou no forno, espalmado. Depois, há em Trás-os-Montes uma forma de assar, também inteiro, mas na pingadeira. Já na Boavista (Leiria), é assado aberto e na grelha". Ora, sublinha, "o da Bairrada é confeccionado de forma única, no espeto, cujo tempero só chega a determinadas partes sem elas terem sido temperadas previamente".

A autarquia da Mealhada anuncia, na sexta-feira, no Cine-Teatro Messias, o resultado do concurso das Quatro Maravilhas da Mesa da Mealhada, cuja marca foi registada pela câmara em 2007. Estará para breve a criação da Região Demarcada do Leitão da Bairrada? Carlos Cabral, embora anuindo afirmativamente em teoria, admite ser quase impossível na prática: "Tal intenção tem implicações de ordem legal difíceis de concretizar." Quanto ao impacto no concelho, após a criação da A1, o edil justifica: "Nos últimos 15 anos duplicou o número de restaurantes nos 15 quilómetros de estrada nacional."

DN, 15-7-2008
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?