18 agosto, 2008

 

Abandono

do interior

Comments:
'Pizzaria' deu vida a aldeia deserta

JOSÉ MANUEL OLIVEIRA

CVila do Bispo. Investimentos de 1,8 milhões

A abertura de uma pizzaria, e a onda de visitantes que esse acontecimento promoveu, deu vida nova à aldeia de Pedralva, no sudoeste algarvio, que irá receber investimentos de renovação urbana e equipamentos de 1,8 milhões de euros. É a resposta das entidades públicas ao renascimento da aldeia que, nas últimas décadas, definhou lentamente com a perda de população.

A instalação de uma pizzaria, cuja afirmação já ultrapassou fronteiras, trouxe cada vez mais visitantes, motivou a abertura de outros negócios e conseguiu inverter o declínio social. Nos últimos anos, a aldeia rural, com apenas nove habitantes, começou a ser procurada por pessoas de todas as regiões. O príncipe William, membro da família real britânica, e o antigo primeiro-ministro António Guterres foram duas das celebridades que já por lá passaram.

Até Julho de 2009, Pedralva ganhará novos focos de atracção turística para praticantes de surf e vela, passeios pedestres e de burro e circuitos de BTT. O investimento estimado é superior a 1,8 milhões de euros e ficará a cargo da autarquia e da "Pedralva Surf Hotel", empresa que adquiriu e está a recuperar 31 casas antigas, abandonadas há anos pelos proprietários e herdeiros.

As habitações, que terão mobiliário antigo, funcionarão em várias ruas, como um hotel de quatro estrelas, com recepção e restaurantes. "O objectivo é um tipo de turismo activo, visando o mercado nórdico que paga bem e dá bastante valor à natureza", disse ao DN António Ferreira da empresa. O projecto inclui a recuperação das antigas mercearia e escola primária para ministrar cursos multimédia e de fotografia digital. O presidente da Câmara de Vila do Bispo, Gilberto Viegas, espera ver iniciada em Setembro a empreitada de requalificação urbana, que durará nove meses. A obra implica a pavimentação de arruamentos, renovação de redes de electricidade (com cabos subterrâneos), esgotos, escoamento de águas pluviais e reforço de abastecimento de água, além de sinalização e melhoria das acessibilidades.

DN, 27-7-2008
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?